Como recompensar bons profissionais

Sabemos que não existe uma receita de bolo para engajar as pessoas, mas no Management 3.0 existem alguns bons caminhos para isso.

radução Mateus Rocha – Fonte Management 3.0

Foque primeiro em motivações intrínsecas e depois extrínsecas.

Motivação Intrínseca – é o desejo de fazer alguma coisa por causa de um interesse em um tópico ou prazer na atividade em si […]

Nós conseguimos reconhecer que o organismos se engajam espontaneamente em comportamentos lúdicos e curiosos sem os outros precisarem pedir ou mandar.

Motivação Extrínseca – é a necessidade de fazer algo para alcançar um resultado desejado por alguma coisa ou outra pessoa externa ao individuo e obtido através de oferta de recompensas […] Dinheiro, nota, troféus são exemplos de motivação extrínseca.

O trabalho de alta performance e a satisfação são baseados em nossa necessidade de fazer o melhor por nós mesmos e por nosso mundo – Daniel Pink, Drive.

Criar um ambiente de trabalho saudável em que as pessoas se sintam motivadas e felizes trará ótimos resultados para sua organização. (Não falamos apenas para abraçar arvores como sugerido por algumas pessoas).

Vejam os benefícios. Segundo o estudo realizado pela universidade da Califórnia, um profissional feliz é:

  • Em média 31% mais produtivo;
  • Três vezes mais criativo;
  • Vende 37% a mais em comparação com os demais.
  • Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.

Logo, oferecer um ambiente de trabalho que permita conciliar motivação intrínseca e extrínseca é uma forma de recompensar bom profissionais.

Para fechar o tema motivação fica a reflexão: Não podemos motivar as pessoas, mas podemos criar caminhos e condições para maximizar formas que venha manter as pessoas motivadas no seu dia a dia.

Com relação a recompensa temos alguns caminhos para isso.

  1. Não prometa recompensas antecipadamente.

Recompense em momentos inesperados para que as pessoas não mudem sua intenções e foquem em recompensas.

2. Prêmios antecipados: Apenas Pequenos.

[…] de acordo com pesquisas, grandes recompensas provavelmente diminuirão o desempenho.

3. Recompense continuamente, não apenas uma vez.

Não procure algo para comemorar apenas uma vez por mês ou uma vez por ano. Todo dia pode ser um dia para comemorar algo.

4. Recompense em público, não em particular.

O objetivo de recompensar é reconhecer boas práticas e fazer com que as pessoas também desfrutem do trabalho.

5. Recompense comportamentos, não apenas entregas.

Resultados podem continue lendo

Fonte: Ivan Ferraz via LinkedIn

Deixe uma resposta