Como melhorar o engajamento dos seus colaboradores agora mesmo

Um recente estudo global de engajamento do ADP Research Institute,  descobriu que se os profissionais que se consideram parte de uma equipe (ou melhor, parte de mais de uma equipe), elas têm o dobro de probabilidade de se sentirem envolvidos em seu trabalho.

Saber que o engajamento está vinculado às equipes é fundamental para os líderes que procuram aumentar o bem estar dos seus colaboradores, uma vez que o engajamento é um conhecido impulsionador da produtividade.

Em um outro estudo, realizado pela, gallup, mostra que apenas 15% dos colaboradores estão engajados no trabalho, sim apenas 15%.

Uma equipe engajada, em teoria, é o que toda empresa deseja para si, certo? Então por que será que a falta de engajamento, acontece na maioria das empresas?

 Afinal, qual o papel do Líder, neste processo?

Quais são as causas dessa falta de engajamento?

A resposta, destas perguntas, eu trago este texto, que sem dúvida alguma vai ajudar a melhorar o engajamento do seu time, agora mesmo.

O impacto do engajamento em uma organização

Gosto muito do case da Marks & Spencer, uma cadeia de lojas de departamentos no Reino Unido, exemplifica a forte ligação entre o engajamento dos funcionários e os resultados finais.

A empresa possui 1.000 lojas e 85.000 colaboradores, 25% das lojas que pontuam mais alto em termos de engajamento têm maiores probabilidades de obterem melhores resultados no quesito serviço.

Estas lojas experimentam “um absenteísmo 25% menor” do que aquelas posicionadas entre as 25% mais fracas em engajamento do pessoal.

Lojas com os colaboradores mais engajados oferecem o melhor atendimento ao cliente e os seus funcionários faltam menos por doença.

Fica evidente que o engajamento dos membros das equipes e departamentos deve ser uma das prioridades de gestores e diretores em qualquer setor da economia.

Então por que há tantos colaboradores desengajados e desconectados com seus cargos?

O que eu sempre ensino para os meus clientes em treinamentos e mentorias, é identificar que as possíveis causas.

Vamos a elas?

As possíveis causas da falta de engajamento

As possíveis causas, podem surgir de naturezas diversas, do próprio colaborador, do momento que ele vive, bem como de fatores externos, como, economia, da política etc.

No entanto, o que eu mais vejo, é que ele surja dentro da própria empresa.

Muitas lideranças despreparadas, líderes estagnados no processo de desenvolvimento, falta de estímulo e formação de novas lideranças, comunicação interna péssima, metas mal desenhadas e desconexão entre a gerência/diretoria e os colaboradores são algumas das principais razões.

Dessas, entendo que lideranças problemáticas e com baixa estrutura, têm um impacto negativo devastador para sua equipe.

Uma liderança despreparada, por outro lado, afeta a todos de forma negativa.

Por outro lado, Líderes que conhecem a si mesmo e a sua equipe, entendem as suas motivações, os seus níveis de maturidade, conseguem promover uma comunicação limpa e significativa entre os membros da equipe.

Além disso, eles se colocam a serviço da sua equipe, em prol do coletivo, ajudando cada membro em seu desenvolvimento individual e proporcionando assim um caminho e novas trilhas para que novos líderes surjam.

Isso ajuda construir um ambiente mais saudável para empresa.

O que falta de engajamento pode acarretar

Provavelmente, você deve ter presenciado algo neste sentido, garante que esta experiência, não deva ter sido legal, certo?  continue lendo

Fonte: Eduardo Zanini via LinkedIn

Deixe uma resposta