Tudo o que precisa saber sobre PROCV

Introdução

Neste blog, vamos falar sobre como procurar informações em planilhas do Excel. Vamos explicar como utilizar a função PROCV para buscar dados em diferentes tabelas e como fazer essa busca de forma manual. Se você possui dúvidas ou dificuldades nesse assunto, continue lendo para aprender todos os detalhes.

Gostaria de melhorar seus conhecimentos em Excel e se tornar um especialista com o menor custo beneficio? Então faça agora nosso curso de Excel do Básico ao Avançado Infinito clique aqui

Utilizando a função PROCV

Uma das formas mais simples de buscar informações em planilhas do Excel é utilizando a função PROCV. Essa função permite encontrar um valor específico na primeira coluna de uma tabela e retornar o valor correspondente em uma coluna especificada.

Para utilizar a função PROCV, siga os passos a seguir:

  1. Na célula onde deseja obter o resultado da busca, clique em Inserir Função.
  2. Na caixa de diálogo que aparecer, digite “PROCV” e clique em OK.
  3. No campo “Valor_procurado”, selecione a célula que contém o valor que você está procurando.
  4. No campo “Matriz_tabela”, selecione o intervalo onde você deseja fazer a busca.
  5. No campo “Número_do_índice_da_coluna”, informe o número da coluna onde está o valor que você deseja retornar.
  6. Se desejar uma correspondência exata, coloque a opção “Falso” no campo “Procura_de_intervalo”. Caso contrário, deixe esse campo em branco.
  7. Clique em OK para finalizar a função.

Buscando informações manualmente

Além de utilizar a função PROCV, é possível buscar informações manualmente em planilhas do Excel. Isso pode ser útil quando você precisa combinar dados de diferentes tabelas ou quando a formatação das células interfere na busca automática.

Para fazer a busca manualmente, siga os passos a seguir:

  1. Inicie inserindo uma nova coluna na planilha onde você deseja trazer as informações.
  2. Dê um nome para a nova coluna, para identificá-la facilmente.
  3. Na célula dessa nova coluna, digite o valor que você deseja buscar na tabela.
  4. Acesse a tabela que contém os dados que você precisa.
  5. Selecione a primeira coluna onde você deseja fazer a busca.
  6. Utilize a função “F4” para fixar a referência da célula selecionada.
  7. Volte para a nova coluna e digite a função de busca utilizando o valor procurado e a tabela selecionada.
  8. Utilize a função “F4” novamente para fixar a referência da tabela.
  9. Informe o número da coluna onde está o valor que você deseja retornar.
  10. Arraste a fórmula para as demais células da nova coluna.

Conclusão

Procurar informações em planilhas do Excel pode ser uma tarefa simples se você souber utilizar as ferramentas corretas. Neste blog, explicamos como utilizar a função PROCV e como fazer a busca manualmente. Agora você pode aplicar essas técnicas em suas planilhas e economizar tempo nas suas tarefas.

Esperamos que este blog tenha sido útil para você. Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar sua experiência, deixe um comentário abaixo. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal para receber mais conteúdos como este. Até a próxima!

Deixe uma resposta