Prepare o bolso: preço da gasolina deve subir nos próximos dias

O fim da política de paridade de importação (PPI) da Petrobras trouxe a boa notícia de queda nos preços da gasolina nos últimos dias. No entanto, os consumidores devem se preparar para uma nova reviravolta a partir da próxima quinta-feira (1º).

Foto: Diário do Comercio

Leia mais: Combustível em casa: manter gasolina guardada dá cadeia? Tire suas dúvidas

Na ocasião, entrará em vigor a medida que unifica o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina e o etanol. A decisão encerra o modelo que permite a cada estado definir sua própria alíquota de cobrança, fixando o imposto em R$ 1,22 por litro em todo o país.

Ao menos 20 estados podem registrar alta nos preços da gasolina porque antes adotavam alíquotas mais baixas. No Amazonas, Alagoas e Piauí, espera-se redução. Já no Rio Grande do Norte, Acre, Tocantins e Ceará, a alíquota deve permanece inalterada.

Nas unidades federativas onde está previsto o reajuste no imposto, a alta média deve chegar a 22%, ou R$ 0,16 por litro.

Impostos federais

Outra decisão que preocupa os brasileiros é o fim do corte nos impostos federais sobre gasolina e etanol, em vigor desde fevereiro. A redução foi adotada por Bolsonaro em 2022 e prorrogada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 1º de janeiro via medida provisória, sendo adiada novamente em fevereiro.

A validade da MP agora termina em junho, o que significa que os impostos devem voltar ao percentual original em 1º de julho.

Ajudinha da Petrobras

A Petrobras anunciou no último dia 17 uma continue lendo

Fonte: Edital Concursos Brasil

Prepare o bolso: preço da gasolina deve subir nos próximos dias

Deixe uma resposta

Scroll to top
%d blogueiros gostam disto:
Verified by MonsterInsights