Novidades da Versão 2021.6

Consulta Ficha Cadastral

A partir desta versão a guia Estabilidade da funcionalidade Consulta Ficha Cadastral passa a permitir que as ocorrências listadas na tabela sejam ordenadas pela data Fim da ocorrência e não somente pela data Início, sendo que a ordenação podendo ocorrer da maior para a menor e vice-versa.

Configuração do Sistema – Definição da matrícula

A partir desta versão, quando for selecionada a opção Determinada automaticamente pelo sistema no campo Matrícula da funcionalidade Configurações do sistema, será considerado na geração da matrícula o próximo e maior número disponível na empresa logada.

Essa melhoria foi disponibilizada a fim de evitar conflitos entre o campo Matrícula na empresa principal e do autônomo, desse modo, a Matrícula passará a ser obtida pegando a maior matrícula da empresa logada considerando apenas Ficha Cadastral e Admissão Preliminar, e adicionando mais 1(um) ao número obtido.

Componente de controle de Seleção de Funcionários/Autônomos

A partir desta versão, o componente Controle de Seleção de Funcionários passa a considerar o Nome Social junto ao Nome Civil. Logo, quando a consulta for realizada através do Nome o sistema listará os funcionários com o nome pesquisado independentemente de o usuário ter digitado o Nome Civil ou o Nome Social dele.

Todas as funcionalidades que contam com este componente foram alteradas de acordo com a melhoria descrita acima. Sendo elas as seguintes: Afastamento/Licença, Alteração de Cargos e Salários, Alteração de Descrição de Salário Variável, Alterações Cadastrais e Contratuais, Aposentadoria, Aniversariantes, Aviso Prévio, Atributos por Funcionário, Avisos e Notificações, Benefício Emergencial, Bloqueia Folha de Pagamento, CAGED, Consulta Ficha Cadastral, Consulta Eventos Calculados, Dependentes, Etiquetas, Estabilidade, Exporta Tabelas, Férias, Ficha Cadastral, Ficha Cadastral – Emissões, Férias Coletivas, Pensionistas, Pessoa com Deficiência, Programação de Férias/Recesso, Qualificações por Funcionário, Recesso, Reclamatória Trabalhista/Dissídio/Rendimentos Recebidos Acumuladamente, Rescisão Complementar, Rescisão , Substituição de Cargos e Transferência entre Tomadores.

Dados Classificáveis

A partir desta versão a funcionalidade Dados Classificáveis passa a contar com o atributo Gênero presente no Catálogo de Atributos Funcionário, Grupo de Atributos Pessoais.

Exporta Tabelas


Importa Tabelas A partir desta versão, para a tabela Funcionário será considerada a informação de Gênero. No processo de importação, o campo não será obrigatório, mas se for informado faremos a validação da existência de informação na Tabela Auxiliar.

Empréstimo Consignado

Foi disponibilizada a opção Identificar o colaborador a partir do CPF informado no campo Chave de Controle da Empresa para o Banco Alfa, possibilitando, ao ser marcada, obter o CPF no campo Chave de Controle da Empresa localizado na posição 6 da seção Registro de Transação do arquivo importado. Caso a opção não esteja marcada, o CPF será obtido como anteriormente, a partir da posição 128 da seção Registro de Transação do arquivo importado.

Emite Log

A partir dessa versão a funcionalidade Emite Log, passa a contar com a possibilidade de emitir o registro de log da informação de Gênero das funcionalidades Ficha Cadastral e Dados Classificáveis.

GRRFA partir dessa versão, a geração do arquivo GRRF passa a considerar informações de dados bancários (Banco, Agência e Conta) do funcionário, apenas se os três dados estiverem preenchidos. Caso um desses dados não estejam informados na Ficha Cadastral, o sistema irá desconsiderar todos, sendo assim, no arquivo GRRF gerado, não serão apresentados os dados bancários do funcionário para evitar inconsistências ao importar o arquivo.

LGPD – Relatório de Auditoria

A partir dessa versão, a funcionalidade LGPD – Relatório de Auditoria (Módulo FPW – Autorizações) permitirá avaliar todas as ações feitas pelo operador em um determinado período, bem como avaliar todas as ações realizadas por um determinado titular do dado.

Portanto, passa a ser possível acompanhar através desta funcionalidade os registros de log das seguintes funções:

SEFIP

A partir dessa versão, para empreses que ainda estão obrigadas a gerar guia previdenciária pelo SEFIP, a dedução da licença maternidade na base previdenciária patronal, sat e terceiros para valores de 13º salário referente ao período que ocorreu a licença maternidade, passa a ser considerada na geração do arquivo SEFIP da competência 13, caso a opção Salário Maternidade, na seção Gerar informações considerando dedução na base de cálculo previdenciária patronal, SAT/RAT e terceiros de valores da funcionalidade FGTS – GFIP e GRFC esteja marcada.

Então, considerando que a parametrização de eventos e da da guia Complemento referente a dedução da base previdenciária de licença maternidade tenha sido realizada, o sistema irá gerar no arquivo SEFIP a a informação de múltiplos vínculos, o valor do segurado conforme o evento de orientador 10-INSS e a base de INSS de 13° salário deduzida.

Tabelas Auxiliares

A partir desta versão a funcionalidade Tabelas Auxiliares passa a contar com a tabela Gênero, que possibilitará o cadastro de gêneros, sendo ela composta pelas colunas Código e Descrição. Esse cadastro poderá ser utilizado na Ficha Cadastral.

Tabela de EventosA partir desta versão a funcionalidade Tabela de Eventos conta com as seguintes melhorias:

Foi adicionado ao Procedimento Especial 18 – Número máximo de Dias de Gozo de Férias/Recesso o indicador Considerar na data fim do período aquisitivo proporcional a data de rescisão, que quando marcado, permitirá que o sistema considere a data fim do período aquisitivo como sendo a data de rescisão para casos como o de funcionários que possuem antecipação de férias e que tiveram seu contrato rescindido antes do término do período aquisitivo.

Foi adicionado ao Procedimento Especial 03 – Número de Meses Trabalhados entre Datas o indicador Considerar ocorrências de Cessão como dias não trabalhados, que quando selecionado verifica se dentro do período de busca existe ocorrência de cessão em que o campo Ônus é igual à 2 – Ônus do cessionário. Caso exista os dias que o funcionário estiver na ocorrência de cessão serão considerados como dias não trabalhados.

Foi adicionado ao Procedimento Especial 15 – Determina Média dos Valores de um Evento os indicadores:

Desconsiderar mês com ocorrência de Cessão maior que, que quando marcado desconsidera da média o mês que possua ocorrência de cessão com o campo Ônus igual à 2 – Ônus do Cessionário quando o período da cessão é maior que a quantidade de dias parametrizada.

e Completar número de meses considerando meses anteriores ao período de busca que quando marcado irá considerar o mês anterior para complementar o número de meses.


Transferência entre empresa

A partir desta versão, tanto para o processo de Exportação como para o de Importação de Funcionário a informação de Gênero passa a ser considerado.

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