Excel Sistema de Sorteio de Pessoas

Introdução

Neste tutorial, vamos aprender como criar um sistema de sorteio de pessoas no Excel. O objetivo é criar um cadastro de pessoas e, em seguida, selecionar uma pessoa aleatoriamente entre as cadastradas. Esse sistema é simples de ser implementado e pode ser utilizado para diversos fins, como sorteios em projetos ou eventos.

Passo 1: Cadastro das Pessoas

O primeiro passo é criar uma planilha para cadastrar as pessoas. Podemos utilizar o Excel para isso. Na planilha, teremos uma coluna para o nome das pessoas. Para facilitar o cadastro, podemos utilizar uma fórmula para gerar os números sequenciais automaticamente. Assim, cada pessoa cadastrada terá um número correspondente.

Por exemplo, podemos iniciar com o número 1 e, em seguida, utilizar a fórmula “=A2+1” para gerar os números sequenciais nas células abaixo. Assim, a célula A3 terá o número 2, a célula A4 terá o número 3 e assim por diante.

Passo 2: Função de Sorteio

Agora, vamos criar uma função que irá gerar um número aleatório entre o menor número da planilha e o maior número. Essa função será utilizada para selecionar uma pessoa aleatória entre as cadastradas.

No Excel, podemos utilizar a função “ALEATÓRIO.ENTRE” para isso. Essa função recebe dois argumentos: o número inferior e o número superior. No nosso caso, o número inferior será o primeiro número da planilha e o número superior será o último número. É importante lembrar de atualizar o número final na fórmula sempre que fizermos um novo cadastro.

Passo 3: Automatizando o Sorteio

Agora, vamos automatizar o sorteio para que ele seja feito com apenas um clique. Para isso, vamos criar um botão que irá executar a função de sorteio. Podemos utilizar a ferramenta de desenvolvedor do Excel para adicionar botões personalizados.

Primeiro, precisamos habilitar a guia “Desenvolvedor” no Excel. Para fazer isso, clique com o botão direito na faixa de opções, selecione “Personalizar Faixa de Opções” e marque a opção “Desenvolvedor”. Em seguida, clique em “OK”.

Agora, com a guia “Desenvolvedor” habilitada, podemos inserir um botão personalizado. Clique em “Inserir” na guia “Desenvolvedor” e selecione o botão desejado. Posicione o botão na planilha e, em seguida, atribua uma macro a ele. A macro será a função de sorteio que criamos anteriormente.

Passo 4: Apresentação dos Resultados

Por fim, vamos criar uma nova planilha para apresentar os resultados do sorteio de forma bonita e organizada. Nessa planilha, podemos utilizar elementos gráficos, como formas e botões, para deixar a apresentação mais atrativa.

Podemos adicionar um botão para realizar o sorteio e exibir o nome da pessoa sorteada ao lado do botão. Para ocultar o nome até o momento do sorteio, podemos configurar a célula com a função de sorteio para ter preenchimento transparente.

Depois de criar a apresentação, é importante proteger a planilha para evitar que as pessoas vejam os resultados antes do sorteio. Para fazer isso, vá em “Revisão” e selecione “Proteger Planilha”. É possível definir uma senha para proteger a planilha, caso necessário.

Gostaria de melhorar seus conhecimentos em Excel e se tornar um especialista com o menor custo beneficio? Então faça agora nosso curso de Excel do Básico ao Avançado Infinito clique aqui

Conclusão

Pronto! Agora você sabe como criar um sistema de sorteio de pessoas no Excel. Esse sistema é simples de ser implementado e pode ser utilizado para diversas finalidades. Lembre-se de atualizar o número final na função de sorteio sempre que fizer um novo cadastro e configure a apresentação dos resultados de acordo com a sua preferência.

Espero que esse tutorial tenha sido útil. Se ficou alguma dúvida ou se você tem alguma sugestão de implementação, deixe um comentário abaixo. Ficarei feliz em ajudar e responder suas perguntas. Não se esqueça de se inscrever no canal para receber mais conteúdos como esse. Até a próxima!

Deixe uma resposta