Excel – Função SE Explicado

Esta função é fundamental para o domínio do Excel, basicamente, fornecendo uma condição, pode-se estabelecer um retorno para o caso verdadeiro, e um retorno para o caso falso.

Gostaria de melhorar seus conhecimentos em Excel e se tornar um especialista com o menor custo beneficio? Então faça agora nosso curso de Excel do Básico ao Avançado Infinito clique aqui

Vamos aprender várias condiões do SE

=SE(B2< 6;”Reprovado“;”Aprovado“)

B2< 6 – Condicional que será aplicada

Reprovado – Retorno para condição atendida

Aprovado – Retorno para condição não atendida

Uma vez que a condição seja atendida, ou seja, a nota seja inferior ao valor determinado (B2< 6), existirá um retorno para célula, o qual será o primeiro argumento determinado de valor “Reprovado”, caso contrário, ou seja, condição não atendida, o valor retornado será “Aprovado”.

E()

O principal objetivo desta função, é unir dois argumentos ou mais dentro de uma condicional, ela pode ser utilizada isoladamente para retornar verdadeiro ou falso, porém sua utilidade se comprova de fato dentro de outras funções, conforme exemplo a seguir:

=SE(E(B2>=6;C2>0,75);”Aprovado“;”Reprovado“)

B2>=6 – Primeira condicional

C2>0,75 – Segunda condicional

Aprovado – Retorno para as duas condicionais atendidas

Reprovado -Retorno para as duas condicionais não atendidas

Neste exemplo, diferente do anterior, a condicional foi invertida, desta vez foi apresentada a condição para nota ser maior ou igual a 6 (B2>=6), adicionando desta vez uma segunda condição, C2>0,75, ou seja, a frequência precisa também ser acima de 75%. Apenas com as duas condicionais atendidas, o retorno será o valor “Aprovado”, caso contrário, o retorno será “Reprovado”.

OU()

Novamente, da mesma maneira que a função E(), a função OU() pode ser utilizada isoladamente, para retornar o valor verdadeiro ou falso, porém sua utilidade se mostra mais presente com a sua utilização dentro da função SE(), conforme exemplo a seguir:

=SE(OU(B2>=6;C2>6);”Aprovado“;”Reprovado“)

Este exemplo simula uma situação onde um aluno necessita da nota maior que 6 em pelo menos uma das avaliações,  desta maneira, utiliza-se a função OU(), com as duas condicionais relacionadas a primeira coluna B2>=6¸e depois aplica-se o mesmo critério para segunda coluna C2>6, caso uma das duas seja atendida, o valor retornado será “Aprovado“, caso contrário “Reprovado“.

Deixe uma resposta